10 dicas para deixar sua vida mais sustentável de maneira fácil

  • Sustentabilidade

O minimalismo está em alta. O “menos é mais” e a tendência é o consumo consciente para evitar excessos. Isso reflete na nossa relação com o dinheiro e também com o meio ambiente, já que consumindo de forma mais responsável, também geramos menos resíduos. Com isso, promovemos ações que causam impactos positivos para nós, para as futuras gerações e para o nosso planeta.

Fizemos uma lista com medidas que, transformando-se em hábitos, podem fazer a diferença na sua casa e até no seu trabalho.

1 – A primeira dica não é um hábito, mas algo com resultado a longo a prazo. Quando for construir ou escolher um imóvel que já está pronto, fique atento à posição solar. O ideal é aproveitar o máximo de luz natural e evitar ligar lâmpadas durante o dia. Uma boa iluminação natural pode gerar uma economia significativa na sua conta de energia elétrica.

2 – A instalação de lâmpadas de LED também vai contribuir com a economia e com a redução dos impactos ambientais, já que elas duram muito mais em relação às lâmpadas incandescentes. E sempre que não estiver usando um aparelho eletrônico, como televisão, carregador de celular ou computador, tire-o da tomada.

3 – Separar o lixo é uma das iniciativas mais simples de ser aplicada em casa e no trabalho. Para começar, separe o lixo orgânico do lixo seco. E se você quer ir além, separe papel, plástico, vidro e alumínio para a coleta seletiva.

4 – Você ainda pode aproveitar o lixo orgânico para fazer uma composteira em casa. Ela ajuda a reduzir o descarte de lixo orgânico e o material pode ser utilizado para adubar plantas. Você pode buscar tutoriais na internet para montar a própria composteira ou buscar empresas especializadas, que fornecem o material e você só precisa fazer a manutenção.

5 – Plante uma árvore. Já pensou se cada pessoa que você conhece plantasse uma árvore? Com certeza teríamos um mundo mais verde e saudável. Pode ser uma árvore de porte pequeno ou uma frutífera. Comece pelo seu espaço, com uma espécie que faz sentido para você e sua família.

6 – Tenha uma ecobag na bolsa e dispense as sacolas plásticas do mercado sempre que possível. Em casa, você pode substituir as sacolinhas plásticas nas lixeiras por sacos de papel ou sacos de plástico biodegradáveis. Quando passar pelo hortifruti, também evite pegar saquinhos quando não for necessário. Por exemplo, ao comprar bananas ou outras frutas, verduras e legumes avulsos. Esses sacos dificilmente são reaproveitados em casa e acabam gerando muito mais lixo.

7 – Não jogue óleo de cozinha na pia ou no jardim! O óleo é poluente e, quando jogado no encanamento, ainda pode gerar entupimentos. Verifique pontos de coleta (há supermercados e outros estabelecimentos) e leve os resíduos em vidros ou potes para que seja feito o descarte correto.

 

8 – Quer mais saúde na sua mesa? Aposte em alimentos orgânicos e descubra se há alguma feirinha no seu bairro. Além de reduzir o consumo de produtos químicos e agrotóxicos, você colabora com a geração de renda dos produtores locais e ajuda a preservar o meio ambiente. Ou proponha-se a ter uma horta em casa. Cuidar da própria horta também é terapêutico e você não precisa de grandes espaços para fazer uma.

 

9 – Ande mais a pé ou comece a pedalar. Isso também traz benefícios para a sua saúde! Se não puder deixar de usar automóvel, tente conciliar caronas com colegas, familiares ou amigos. Já pensou quantos carros circulam por aí com um único ocupante?

10 – Nossa última dica é muito simples: economize água. Se você não pode investir em um sistema complexo de reaproveitamento de água da chuva, comece coletando em baldes ou outros reservatórios. Essa água pode ser utilizada para regar plantas e lavar calçadas.

Tornar nossa rotina mais sustentável não é tão difícil quanto parece. Pequenos gestos e mudanças de hábitos geram uma grande transformação. Que tal compartilhar o post com algum amigo ou alguém da sua família para que mais pessoas adotem novos hábitos?

E se você tem curiosidade em saber como a sustentabilidade pode ser aplicada em diferentes locais, conheça o Altos da Reserva – Condomínio Parque. Ele é um espaço moderno e planejado para quem pensa no futuro, preocupa-se com o bem-estar das pessoas e com a preservação do meio ambiente.

  • 7 de fevereiro de 2020
  • Compartilhe

    Informe seu CPF

    Mensagem enviada com sucesso
    Nenhum boleto encontrado
    Quer saber mais sobre um imóvel? Fale com um corretor

    Receba nossas ofertas e lançamentos no seu e-mail

    Valores sujeitos a alteração, sem aviso prévio. A visualização de mobília nas imagens não significa que o mesmo será comercializado mobiliado