Casa nova, rotina nova. Por onde começar?

  • Aluguel
  • Investimento
  • Venda

Ano novo, casa nova! Você encontrou o lugar perfeito para morar, mas são tantas coisas para organizar! Se você não tem experiência com mudanças, vale anotar nossas dicas e fazer um planejamento bem simples, assim você otimiza o tempo e não esquece coisas importantes.

Em casa ou apartamento, comece trocando as fechaduras do imóvel. Isso garante que nenhuma pessoa que visitou o imóvel anteriormente tenha cópias das suas chaves.

Seja um bom vizinho
Que tal se apresentar para os vizinhos mais próximos?
Quando chegar, dê um oi e coloque-se à disposição caso precisem de algo. Assim vocês ficam se conhecendo e podem ficar mais atentos a qualquer movimentação diferente. Precaução e segurança nunca são demais.

Se você está em um condomínio, é interessante conhecer as regras para ter uma boa convivência. Horários de silêncio, medidas de segurança, o que pode e o que não pode ser feito em áreas comuns… Alguns condomínios e até moradores de bairros criam grupos de Whatsapp para facilitar a comunicação entre vizinhos e resolver questões de interesse comum com mais facilidade. Mesmo que você não seja adepto aos grupos, não deixe de conhecer as regras.

E se você tem um pet, é muito importante saber o que é permitido onde você mora. Alguns condomínios não permitem que os cães circulem sem guia ou utilizem o elevador social. Logo após a mudança, também fique atento à adaptação do seu bichinho à casa nova.

Conheça o bairro
Se você foi morar em um bairro distante ou mudou de cidade, vale conhecer o bairro e saber o que há de legal para fazer quando estiver de folga. Busque informações sobre a região em que você está, pode ser que tenha um parque para passear com a família ou com os amigos, ou que você esteja próximo de um belo ponto turístico.

Além de saber se há supermercados, farmácias e outros serviços úteis por perto, é importante verificar os horários de funcionamento para você não ficar na mão. E mesmo que você tenha automóvel próprio, observar se há pontos de ônibus próximos pode ajudar quando houver algum imprevisto ou um conhecido precisar.

Organize a rotina
Você faz a separação do lixo? Para evitar incômodos, consulte os dias de coleta de lixo na sua rua e se há coleta seletiva. Geralmente as informações estão disponíveis no site da prefeitura da sua cidade.

Se na sua cidade tiver coleta seletiva, faça sua parte. Separar o lixo faz bem para o meio ambiente e ainda pode colaborar com o sustento de muitas famílias que trabalham com aproveitamento e reciclagem de resíduos.

E se você já está por dentro da rotina do bairro, aqui vão nossas dicas para organizar a casa.

Se você não estiver morando perto do mercado, deixe uma lista de compras para ir anotando os itens que estão em falta para não correr o risco de esquecer algo importante.

Você pode estabelecer um dia para fazer as compras do mês, com itens que não estragam (material de limpeza, de higiene, alimentos não perecíveis), e também se programar para ter um dia da semana para limpar a casa e lavar as roupas.

Separe uma pasta com documentos para ter acesso fácil e rápido quando for necessário. Vale para documentos pessoais, cartões que não são utilizados com frequência, contratos de serviços e outros papéis importantes.

Organize-se com as contas também. Tenha um local de visibilidade para deixar as contas que ainda precisam ser pagas ou crie notificações no celular, e guarde os recibos.

Gostou das nossas dicas? Se tiver outras, compartilhe conosco!

Agora que você já desfez as caixas da mudança, organizou tudo e conhece o bairro, é hora de relaxar e curtir a casa nova!

  • Compartilhe

    Informe seu CPF

    Mensagem enviada com sucesso
    Nenhum boleto encontrado
    Quer saber mais sobre um imóvel? Fale com um corretor

    Receba nossas ofertas e lançamentos no seu e-mail

    Valores sujeitos a alteração, sem aviso prévio. A visualização de mobília nas imagens não significa que o mesmo será comercializado mobiliado