Construções sustentáveis: dicas para um projeto em harmonia com o meio ambiente

  • Sustentabilidade

Reduzir os impactos que nossa rotina causa à natureza é mais que estilo de vida, é pensar no que vamos deixar para as gerações futuras e como pequenas ações podem melhorar o dia a dia.

Você já ouviu falar em construção sustentável? Pois ela é uma forma de construir edificações com mais eficiência e menos impactos para o meio ambiente. Hoje os projetos mais modernos atendem às necessidades das pessoas e buscam soluções para potencializar o uso racional de energia ou fomentar o uso de energias renováveis.

O uso de materiais que reduzem o impacto ambiental, a gestão ecológica da água e a reutilização de materiais passaram de tendência para uma realidade das construções residenciais e comerciais. Neste post vamos dar algumas dicas que fazem a diferença em construções sustentáveis.

Economia hídrica: saber usar os recursos hídricos de forma consciente faz bem para o ambiente e para o bolso. As construções sustentáveis podem contar com um sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento em descargas, irrigação automatizada de jardins ou limpeza doméstica.

Eficiência energética: Adequar o projeto ao clima local minimiza o consumo de energia e melhora as condições de ventilação, iluminação e aquecimento naturais. Quando construir ou comprar um imóvel lembre-se de observar a orientação solar do local.

Já a instalação de lâmpadas LED reflete na conta de luz e nos gastos com manutenção. Essas lâmpadas são as mais econômicas e duráveis do mercado. Se o empreendimento ainda contar com sensores de presença para acionamento da luz, a vantagem é ainda mais significativa.

E você sabia que o tipo de pavimentação utilizado nas vias também é importante? Uma das opções mais eficientes é o calçamento com bloquetes de concreto: mais durabilidade, resistência e possibilidade de escoamento da chuva. Esse tipo de estrutura também aumenta a capacidade de reflexão da luz, ou seja, aproveita-se a luz natural enquanto se diminui a necessidade de iluminação artificial.

Recover Green Roofs

Coberturas verdes: Jardins e áreas verdes também são fundamentais! Uma dica é usar coberturas verdes ou jardins verticais. Essas estruturas possuem uma série de vantagens e podem ser aplicadas em espaços grandes ou pequenos: economizam energia, reduzem a poluição sonora, proporcionam isolamento térmico, protegem a edificação da chuva, do vento e dos danos da radiação solar. Áreas verdes deixam o lugar mais bonito e ainda combatem os efeitos das ilhas de calor em local. Vamos aplicar?

Materiais de construção ecológicos: outra dica é investir em materiais potencialmente recicláveis e evitar o uso de agentes prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Não adianta fazer um jardim vertical e usar lâmpadas mais econômicas se a obra foi feita com o máximo de produtos tóxicos, não é mesmo?

Tome nota! As construções sustentáveis levam em conta cada detalhe do meio ambiente que as cerca. O projeto é pensado para o futuro.

Condomínio Altos da Reserva

É com esse conceito que o projeto uni o que é moderno a padrões de conforto e habitação voltados à sustentabilidade. A pavimentação interna será com bloquete de concreto, que tem entre suas vantagens maior durabilidade em relação ao piso asfáltico, resistência, capacidade de escoamento e drenagem da chuva, além de ser mais charmoso. E você sabia que os bloquetes de concreto também são importantes aliados na eficiência energética? Eles aumentam a capacidade de reflexão da luz em até 30%, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Seguindo uma proposta de ambiente mais sustentável, a iluminação das áreas comuns será feita com lâmpadas LED e luzes com sensores de presença, gerando mais economia para o empreendimento. Também serão implantadas cisternas de irrigação automatizada no condomínio. Saiba mais aqui.

Tem alguma dessas ideias aplicadas na sua casa? Está procurando um imóvel e quer investir em uma construção sustentável? Converse com a gente!

  • 19 de setembro de 2019
  • Compartilhe

    Leia também

    Nenhuma publicação relacionada

    Informe seu CPF

    Mensagem enviada com sucesso
    Nenhum boleto encontrado
    Quer saber mais sobre um imóvel? Fale com um corretor

    Receba nossas ofertas e lançamentos no seu e-mail

    Valores sujeitos a alteração, sem aviso prévio. A visualização de mobília nas imagens não significa que o mesmo será comercializado mobiliado