Dia Mundial da Água: você também é responsável pela preservação desse recurso

  • Sustentabilidade

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março com o objetivo de se discutir as questões relacionadas aos recursos hídricos do planeta. Pequenos movimentos na nossa rotina já contribuem com a economia e preservação da água. Por isso, elaboramos algumas dicas para um uso mais consciente desse recurso, confira:

Em construções ou imóveis: 

  • Se você vai construir ou está procurando um imóvel, vale ficar de olho nas possibilidades de economizar água durante a obra ou no dia a dia no novo espaço.
  • A água da chuva pode ser muito útil na rotina de uma obra, por exemplo, ao ser destinada para limpar ferramentas e veículos, fazer mistura para concreto e diminuir a poeira típica dos canteiros de trabalho.
  • Na hora de construir dê preferência a estruturas e materiais ecológicos que consomem menos água no processo de fabricação ou preparo.
  • Tanto em construções quanto em espaços prontos, um investimento interessante é em torneiras com redutores de vazão, temporizadores e sensores de uso.
  • Já a água dos tanques ou pias, pode ser usada nas descargas dos vasos sanitários. A água eliminada pelo ar-condicionado também pode ser reaproveitada como a água da chuva em limpeza de áreas externas, reúso em banheiros e irrigação de jardins.
  • Se você tem pátio ou pensa em fazer um jardim, opte por plantas nativas, que têm mais facilidade de adaptação ao clima local, ou que exigem menos regas.
  • Cisternas são as melhores alternativas para facilitar e otimizar o reaproveitamento da água da chuva. Elas pode ser usadas em obras, empreendimentos comerciais, imóveis urbanos e rurais, prédios ou casas. O custo é relativamente baixo considerando o benefício. Neste caso, mesmo que a água não seja usada para consumo, é necessário tratar com cloro orgânico e corrigir o pH para que ela não prejudique plantas ou danifique estruturas como pisos e louças, e para que o reservatório não prolifere musgo ou outros micro-organismos.
  • Para a instalação, a recomendação é contar com um profissional para indicar o melhor tipo de cisterna para cada necessidade e de acordo com o espaço disponível.

No dia a dia:

Pequenas atitudes na sua rotina podem contribuir para a melhor utilização da água  menor desperdício, confira:

– Hoje, quando você escovou os dentes depois de acordar, deixou a torneira aberta? Lembre-se que a economia de água é significativa quando você fecha a torneira enquanto escova os dentes, ou antes de lavar a louça ensaboada.

– Tomar um banho relaxante depois de um longo dia de trabalho é uma recompensa. Mas além de evitar banhos demorados, você sabia que os sabonetes, shampoos e outros produtos que utilizamos no banho podem ser poluentes? Muitos esfoliantes, por exemplo, são feitos de microesferas sintéticas que demoram centenas de anos para se decompor. Dê preferência para aqueles produtos e cosméticos biodegradáveis. Há muitas opções de produtos naturais no mercado e com preços acessíveis.

– Estabeleça um dia na semana para lavar as roupas ou espere para usar a capacidade máxima da máquina. Evite usar o equipamento para lavar poucas peças, assim você economiza água e energia elétrica. O resultado ainda reflete no seu bolso.

– Quando for lavar o carro, evite usar a mangueira em excesso. Enquanto ensaboa o veículo, use um balde e acione a mangueira apenas quando for realmente necessário. Na hora de limpar a calçada, use vassoura e balde.

– Coloque uma cobertura na piscina quando ela ficar muito tempo sem ser usada, isso evita o acúmulo de sujeira e a evaporação da água. Se você mora em um condomínio, vale compartilhar a dica com o síndico ou responsável pela administração.

– Reaproveite a água sempre que for possível. A água da chuva pode ser utilizada para limpeza de áreas externas e para regar as plantas, ou até para dar a descarga no vaso sanitário. Use baldes ou caixas d’água para armazenar. Se você pode investir, uma opção é a instalação de sistemas específicos para o armazenamento e distribuição dessa água da chuva.

– Verifique se há vazamentos na rede hidráulica da sua casa.

– Nunca jogue óleo de cozinha na pia para não contaminar a água. Guarde o resíduo e encaminhe para o descarte correto.

E aí, gostou das dicas? Qual dessas práticas você já faz em casa? Compartilhe este post com as pessoas que você conhece e incentive-as a fazer parte deste movimento.

  • 27 de março de 2020
  • Compartilhe

    Informe seu CPF

    Mensagem enviada com sucesso
    Nenhum boleto encontrado
    Quer saber mais sobre um imóvel? Fale com um corretor

    Receba nossas ofertas e lançamentos no seu e-mail

    Valores sujeitos a alteração, sem aviso prévio. A visualização de mobília nas imagens não significa que o mesmo será comercializado mobiliado