Parcela da casa própria pode ser mais barata que o seu aluguel

  • Antares
  • Investimento
  • Venda

Você tem o sonho de comprar uma casa ou apartamento, mas sempre pensa que o valor da parcela não cabe no seu bolso? Pois, saiba que hoje é possível adquirir um imóvel pagando uma parcela menor do que o valor do seu aluguel.

As instituições financeiras estão facilitando e desburocratizando cada vez mais o financiamento da casa própria. Com taxas de juros mais baixas e ofertas para todos os gostos e bolsos, o consumidor tem mais opções de negociação para sair do aluguel.

Entre as possibilidades, há inclusive financiamentos com parcelas decrescentes. Ou seja, ainda que você comece pagando um pouco mais do que o seu aluguel atual, com o passar dos meses, a parcela vai diminuindo e você pode utilizar o dinheiro que sobra para investir em outras prioridades.

Quando começar a pesquisar e planejar a compra, lembre-se que é um contrato de longo prazo. É fundamental escolher um imóvel que atenda às expectativas do morador e que ofereça uma possibilidade de parcelamento que não comprometa a renda da família.

Aqui vai uma dica importante: a parcela não deve ser superior a 30% da renda familiar. Considere que você continuará tendo outros custos, como alimentação, transporte, educação, saúde e lazer.

Vantagens de comprar ao invés de alugar
Quando você aluga, você fica dependente dos reajustes anuais e do proprietário do imóvel. Apesar de haver um contrato, é possível que você tenha que desocupar a casa ou o apartamento antes do esperado. Se isso acontecer, será preciso correr contra o tempo para encontrar um novo lugar e ainda arcar com todos os custos que envolvem uma mudança de endereço.

Além disso, você acaba deixando de fazer os ajustes que gostaria no ambiente, seja para não gastar ou, porque tudo precisa de consentimento do proprietário. Desde decoração e pintura até reformas com um investimento mais significativo. Fazer as mudanças que você sonha é uma forma de transformar o espaço em lar.

Não esqueça: enquanto o aluguel é gasto, a compra é investimento em patrimônio. Você garante a estabilidade de ter algo seu. Os imóveis tendem a valorizar com o passar do tempo e isso também é vantajoso para quem decide comprar. Mesmo que você resolva se mudar, poderá ter uma renda passiva ou vender o imóvel no futuro.

Se você está decidido, aqui no blog já contamos as principais dicas para escolher o financiamento que cabe no seu bolso. Clique aqui para conferir (https://imobiliariaantares.com.br/dicas-para-escolher-o-financiamento-imobiliario-que-cabe-no-seu-bolso/)

Quer sair do aluguel e ainda tem dúvidas se é possível comprar uma casa ou um apartamento? Venha conversar com um dos nossos corretores! Nossa equipe está pronta para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito, com condições que cabem no seu bolso!

  • Compartilhe

    Leia também

    Nenhuma publicação relacionada

    Informe seu CPF

    Mensagem enviada com sucesso
    Nenhum boleto encontrado
    Quer saber mais? Fale conosco
    Valores sujeitos a alteração, sem aviso prévio. A visualização de mobília nas imagens não significa que o mesmo será comercializado mobiliado