A importância do ponto comercial

  • Investimento

Para a maior parte das empresas, o ponto comercial é determinante para o sucesso dos negócios.

A localização e as funcionalidades do imóvel poderão ajudar (ou atrapalhar) para que seus clientes, literalmente, cheguem até você. Por isso, é importante você ter bem claro quais são os seus públicos e quais características eles têm.

Reflita conosco:

  • Seus clientes andam mais a pé ou de carro? Há necessidade de estacionamento próprio?
  • Seu negócio precisa de grande volume de vendas? Então volte-se para o centro da cidades e locais mais frequentados
  • Ou sua empresa tem como característica horário agendado e atendimento personalizado? Então procure locais mais reservados, mas de fácil acesso
  • Qual o poder aquisitivo desse público?
  • Há concorrentes diretos na região onde você pretende se estabelecer? Caso haja, é positivo ou negativo estar próximo deles?

No caso de uma empresa, um escritório bem localizado pode ajudar a dar reputação ao seu negócios, ainda mais se for de capital aberto e buscar investidores – afinal, uma empresa sem lucros não conseguiria manter uma sede em uma área nobre. Por outro lado, de nada adianta ostentar uma casa luxuosa para abrir um salão de beleza se suas clientes poderão se sentir receosos em visitá-lo e ter pensamentos como: “aquele lugar não é para mim”.

Outro ponto importante de observar é o seu orçamento. Mesmo que todo negócio requeira um investimento inicial, é importante você já ter projetado um valor para o aluguel do ponto comercial. E isso vai impactar diretamente no seu equilíbrio financeiro e, consequentemente, na sua margem de lucro, por exemplo.

Você pode fazer dois caminhos: definir um teto para o imóvel de acordo com os seus rendimentos ou então pesquisar o valor médio de uma determinada região para fazer seu plano de negócios, estabelecer seus custos fixos e, então, projetar qual o seu faturamento ideal – e trabalhar para alcançá-lo.

Tudo isso irá impactar na escolha do imóvel ideal para receber o seu negócio e transformá-lo em um ponto comercial de sucesso. Por isso, contar com uma assessoria é fundamental – e nós podemos te ajudar!

Ah, mas eu tenho um e-commerce!
Não tem problema! Você pode não ter uma loja física, mas com certeza terá uma sede administrativa ou um depósito. Pois saiba que a localização deles também é de suma importância para o seu negócio. Afinal, a escolha por um ponto comercial mais barato quer dizer que você terá um custo fixo menor e, assim, quem sabe um lucro maior.

Você pode, por exemplo gerenciar um pequeno e-commerce da garagem da sua casa. Mas pode ser que o seu negócio cresça ao ponto de demandar uma estrutura própria, afinal você terá funcionários, reuniões com investidores, negociação com fornecedores e muito mais. Veja o caso da B2W Digital, a maior empresa de comércio eletrônico do Brasil. A empresa é responsável pelas lojas online da Americanas.com, Submarino.com.br, Shoptime.com.br, Soubarato.com.br. Tem 9052 associados, a maneira como eles preferem se referir a colaboradores, nas 11 cidades onde há Centros de Distribuição. Já imaginou onde toda essa gente trabalha?

Quer saber mais sobre estratégias para acertar na escolha do seu ponto de venda? Confira essas dicas do Sebrae e conte conosco para encontrar o imóvel que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.

  • 15 de agosto de 2019
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