Neste post você vai saber mais sobre uma nova linha de financiamento habitacional lançada pela Caixa Econômica Federal no final do mês de agosto.
A modalidade vai operar contratos habitacionais corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e mais uma taxa fixa. Esse modelo é válido apenas para novos contratos e pode ser usado para financiar até 80% do valor de imóveis novos e usados, com prazo de até 360 meses (30 anos).
A gente explica: a nova linha tem uma taxa de 4,95% ao ano mais correção do IPCA. Os valores serão corrigidos mês a mês, a cada prestação, conforme o índice mais recente. Para quem tem boas relações com o banco (baixo risco de inadimplência, entre outros aspectos), essa taxa pode cair para 2,95% do valor financiado. Até então, a correção utilizava a Taxa Referencial (TR) definida pelo Banco Central, mais 9,75%, ao ano, do valor financiado.
Simplificando, nos financiamentos acima de R$ 140 mil, o valor de cada prestação poderá diminuir significativamente. No caso dos compradores que têm uma boa relação com o banco, com a taxa de 2,95% a prestação pode reduzir à metade. O novo financiamento permite, ainda, que a prestação inicial seja mais baixa em relação à modalidade corrigida pela TR. Assim, a renda mínima exigida para fechar o negócio
também é mais baixa.
A partir de agora, você pode escolher entre o modelo que cobra juros entre 8,5% e 9,75% ao ano mais TR (que está zerada), e a nova linha de financiamento que considera o índice da inflação oficial.
Quer saber mais sobre a modalidade, qual é a melhor para o seu planejamento financeiro e quais imóveis se encaixam no financiamento? Converse conosco e esclareça todas as suas dúvidas.