Como é feita a avaliação de um imóvel? Contamos tudo o que você precisa saber.

  • Antares
  • Investimento

Você está pensando em comprar ou vender um imóvel, mas ainda está cheio de dúvidas sobre o valor? Será que o investimento vale a pena? Será que o valor investido será compensado? Pensando em te ajudar a esclarecer essas dúvidas e entender melhor como o mercado funciona, fizemos este post sobre como é feita a avaliação de um imóvel.

Para começar, a avaliação de um imóvel precisa ser feita por um corretor de imóveis cadastrado no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Isso independe do tipo de imóvel em questão: pode ser um terreno, apartamento, casa, sala comercial ou prédio residencial, comercial ou industrial. O profissional é habilitado para observar aspectos técnicos e fazer os devidos cálculos na hora da avaliação e emitir o laudo de avaliação de imóveis. Além da avaliação para compra e venda, o documento emitido pelo técnico é válido também para processos judiciais.

O que é considerado?

Localização

Quais são as informações relevantes sobre a localização do imóvel? É importante considerar quais são os serviços e infraestrutura disponíveis nas proximidades e o bairro como um todo. Imóveis residenciais próximos a supermercados, transporte público, parques, praças e áreas de lazer, e com facilidade de acesso para outros pontos da cidade tendem a ser mais valorizados, por exemplo.

Características do imóvel

Quais as condições estruturais do imóvel? Os acabamentos estão em bom estado? Componentes hidráulicos e elétricos estão funcionando? Até mesmo benfeitorias realizadas no local precisam entrar na avaliação. Quando se trata de terrenos, é necessário estar atento às limitações legais para uso e ocupação do espaço, à topografia e até mesmo ao tipo de solo.

Outra questão importante, independentemente da natureza do imóvel é o acesso, características das residências, comércios ou indústrias mais próximos, posicionamento em relação à vizinhança e média de custo por metro quadrado construído na região. Nesse ponto também são considerados aspectos como a segurança e poluição sonora na área.

São tantos detalhes que podem valorizar ou desvalorizar um imóvel, que contar com o serviço de profissionais é fundamental. Com uma avaliação adequada, aumentam as chances de fazer um bom negócio e em menos tempo. Se você pretende fazer a avaliação do seu imóvel, lembre-se de ter toda a documentação em mãos e estar com os impostos pertinentes em dia.

Agora que você já sabe como funciona a avaliação, que tal conversar com um dos nossos especialistas? Estamos prontos para auxiliá-lo no que for preciso!

  • Compartilhe

    Informe seu CPF

    Mensagem enviada com sucesso
    Nenhum boleto encontrado
    Quer saber mais sobre um imóvel? Fale com um corretor

    Receba nossas ofertas e lançamentos no seu e-mail

    Valores sujeitos a alteração, sem aviso prévio. A visualização de mobília nas imagens não significa que o mesmo será comercializado mobiliado